O tema aborda os processos, a cultura, os regulamentos e a estratégia que definem como uma empresa é dirigida. Inclui a Governança para Sustentabilidade, que tem como objetivo assessorar os comitês na temática. Também envolve os mecanismos aplicados pela empresa relacionadas a ética, integridade e anticorrupção, bem como a comunicação e prestação de contas sobre as ações internas para seus públicos de interesse. Inclui ainda o compliance com práticas de mercado e regulamentos setoriais.
O tema aborda a estratégia, governança, gestão de risco ambiental, social e climático da Companhia para adaptação e resiliência frente às consequências das mudanças climáticas para o negócio, tais como tempestades, escassez hídrica e novas regulamentações. Inclui gestão de gases do efeito estufa e outros gases poluentes.
O tema aborda a otimização de processos e atividades, como por exemplo mecanismos para redução do uso de energia, água e/ou resíduos, visando melhor desempenho financeiro e menor consumo de recursos naturais. Inclui avaliar e mensurar os impactos socioambientais e econômicos gerados pelos produtos e serviços ofertados pelo banco e de operações, buscando maior ecoeficiência e maximização de impactos positivos.
O tema aborda a gerência de tarefas e checagem de conformidade regulatória socioambiental de empresas contratadas (fornecedores e prestadores de serviço). Inclui preparação de terceiros que lidam com o público, como equipe de segurança.
O tema aborda a capacitação e educação de colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades e conhecimento no trabalho.
O tema aborda as questões como composição do quadro de colaboradores e alta gestão sobre diversidade de gênero, etnia, cor, idade, PcDs, identidade LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis.
O tema aborda o bom funcionamento de sistemas internos e segurança de informações de clientes na rede de dados, garantindo a observância à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
O tema aborda ofertas de soluções e produtos com impacto positivo econômico, social e ambiental. Alguns exemplos são: linhas de crédito, soluções e produtos com enfoque social e ambiental, como para pequenos negócios, estudantes, população de baixa renda, acesso à moradia, fomento do acesso a energia limpa, redução de consumo de água, proteção ou suporte à biodiversidade, etc.
O tema aborda a contribuição para conscientização de clientes e não clientes sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro, e oferecer suporte e ferramentas facilitadas para expandir o acesso a produtos e serviços financeiros.
O tema aborda a transparência nas práticas comerciais e comunicação clara de condições de produtos e serviços, incluindo treinamento de correspondentes bancários no tema e questões relacionadas a satisfação e experiência do cliente pelo produto/serviço prestado.
O tema aborda a inovação dos processos da Companhia, adoção de novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), transformação digital de processos e produtos.