Temas materiais
Qualidade do atendimento e dos serviços prestados
Um atendimento considerado de boa ou má qualidade impacta diretamente o Banco, atualmente como essas informações de atendimento possuem um ranking e que pode ser facilmente visualizadas pelos share/stakeholders, a reputação e a receita da empresa ficam constantemente ligadas a um bo...
Inovação e Tecnologia: operações, processos, produtos e serviços digitais
Os processos de inovação e tecnologia geram uma série de impactos positivos, como aumentar a segurança aos ativos de TI, assim como um melhor uso do tempo pelos colaboradores para o atendimento ao cliente, diminuindo a carga operacional deles nas agências. Ademais, esse investimento permite ...
Produtos e negócios sustentáveis
O tema aborda ofertas de soluções e produtos com impacto positivo econômico, social e ambiental. Alguns exemplos são: linhas de crédito, soluções e produtos com enfoque social e ambiental, como para pequenos negócios, estudantes, população de baixa renda, acesso à moradia, fomento do a...
Estratégias de expansão dos negócios
As estratégias de expansão de negócio têm um impacto positivo em função da mudança comportamental da sociedade e da necessidade de redução de impactos ambientais, promovendo produtos mais sustentáveis em conjunto ao desenvolvimento econômico sustentável.
Gestão do consumo de energia e da geração de resíduos sólidos
O modo como os resíduos são gerenciados tem afetado diretamente a empresa, de maneira positiva quando ocorre a correta disposição dos resíduos gerados, demonstrando a preocupação do Banco com as questões socioambientais relacionadas. Porém, com impactos negativos da perspectiva ambiental...
Critérios para concessão de financiamento, impacto positivo e inadimplência
Os critérios adotados para a concessão de financiamentos afetam diretamente as operações do Banco, já que influenciam a tomada de decisão dos investidores, bem como novas diretrizes do Estado podem afetar os critérios adotados. O direcionamento estratégico dos recursos pode promover o des...
Gerenciamento de riscos que possam impactar significativamente os negócios
O gerenciamento de riscos tem um impacto direto e positivo entre o banco e os stakeholders por identificar e prevenir possíveis erros de segurança, privacidade de colaboradores e dos clientes consecutivamente. A adequada gestão de riscos garante a solidez da instituição e seu papel ...
Investimento social na comunidade externa
O investimento na comunidade externa tem um impacto positivo pois fomenta, através de patrocínios, a economia local e traz melhoria na qualidade de vida das crianças, adolescentes e de idosos em situações de vulnerabilidade social, através de projetos que proporcionam o desenvolvimento das ...
Abordagem de riscos e oportunidades relacionadas às mudanças climáticas
A abordagem utilizada para promover oportunidades relacionadas às mudanças climáticas tem um impacto direto e indireto que poder ser positivo, mudando a percepção da sociedade em relação à gestão da instituição sobre os temas climáticos e ambientais, ou negativo com possíveis perdas ...
Governança corporativa e integridade
O tema aborda os processos, a cultura, os regulamentos e a estratégia que definem como uma empresa é dirigida. Inclui a Governança para Sustentabilidade, que tem como objetivo assessorar os comitês na temática. Também envolve os mecanismos aplicados pela empresa relacionadas a ética, integ...
Estratégia de riscos ambientais, sociais e climáticos
O tema aborda a estratégia, governança, gestão de risco ambiental, social e climático da Companhia para adaptação e resiliência frente às consequências das mudanças climáticas para o negócio, tais como tempestades, escassez hídrica e novas regulamentações. Inclui gestão de gases d...
Ecoeficiência
O tema aborda a otimização de processos e atividades, como por exemplo mecanismos para redução do uso de energia, água e/ou resíduos, visando melhor desempenho financeiro e menor consumo de recursos naturais. Inclui avaliar e mensurar os impactos socioambientais e econômicos gerados pelos ...
Gestão de parceiros e fornecedores
O tema aborda a gerência de tarefas e checagem de conformidade regulatória socioambiental de empresas contratadas (fornecedores e prestadores de serviço). Inclui preparação de terceiros que lidam com o público, como equipe de segurança.
Desenvolvimento de capital humano
O tema aborda a capacitação e educação de colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades e conhecimento no trabalho.
Diversidade e inclusão
O tema aborda as questões como composição do quadro de colaboradores e alta gestão sobre diversidade de gênero, etnia, cor, idade, PcDs, identidade LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis.
Privacidade e segurança de dados
O tema aborda o bom funcionamento de sistemas internos e segurança de informações de clientes na rede de dados, garantindo a observância à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Produtos e negócios sustentáveis
A oferta de produtos sustentáveis que promovam impactos socioambientais positivos gera resultados financeiros e ganho de reputação. A atuação de fornecedores e parceiros em consonância com a visão institucional do Banco pode gerar impactos positivos, porém, ao atuarem em desconformidade, ...
Inclusão e educação financeira
O tema aborda a contribuição para conscientização de clientes e não clientes sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro, e oferecer suporte e ferramentas facilitadas para expandir o acesso a produtos e serviços financeiros.
Práticas de venda e satisfação dos clientes
O tema aborda a transparência nas práticas comerciais e comunicação clara de condições de produtos e serviços, incluindo treinamento de correspondentes bancários no tema e questões relacionadas a satisfação e experiência do cliente pelo produto/serviço prestado.
Inovação e tecnologia
O tema aborda a inovação dos processos da Companhia, adoção de novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), transformação digital de processos e produtos.
Governança corporativa e integridade
O tema aborda os processos, a cultura, os regulamentos e a estratégia que definem como uma empresa é dirigida. Inclui a governança para sustentabilidade, que tem como objetivo assessorar os comitês na temática. Também envolve os mecanismos aplicados pela empresa relacionados a ética, inte...
Estratégia de riscos ambientais, sociais e climáticos
O tema aborda a estratégia, governança e gestão de risco ambiental, social e climático da Companhia para adaptação e resiliência frente às consequências das mudanças climáticas para o negócio, tais como tempestades, escassez hídrica e novas regulamentações. Inclui gestão de gases...
Ecoeficiência
O tema aborda a otimização de processos e atividades, como, por exemplo, mecanismos para redução do uso de energia, água e/ou resíduos, visando melhor desempenho financeiro e menor consumo de recursos naturais. Inclui avaliar e mensurar os impactos socioambientais e econômicos gerados pel...
Gestão de parceiros e fornecedores
O tema aborda a gerência de tarefas e checagem de conformidade regulatória socioambiental de empresas contratadas (fornecedores e prestadores de serviço). Inclui preparação de terceiros que lidam com o público, como a equipe de segurança.
Desenvolvimento de capital humano
O tema aborda a capacitação e educação de colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades e conhecimentos no trabalho.
Diversidade e inclusão
O tema aborda questões como a composição do quadro de colaboradores e da Alta Gestão no que se refere a diversidade de gênero, etnia, cor, idade, PcDs, identidade LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis.
Privacidade e segurança de dados
O tema aborda o bom funcionamento de sistemas internos e da segurança de informações de clientes na rede de dados, garantindo a observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Produtos e negócios sustentáveis
O tema aborda ofertas de soluções e produtos com impacto positivo econômico, social e ambiental. Alguns exemplos são: linhas de crédito, soluções e produtos com enfoque social e ambiental, como aqueles para pequenos negócios, estudantes, população de baixa renda, acesso à moradia, fom...
Inclusão e educação financeira
O tema aborda a contribuição para conscientização de clientes e não clientes sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro, e oferece suporte e ferramentas facilitadas para expandir o acesso a produtos e serviços financeiros.
Práticas de venda e satisfação dos clientes
O tema aborda a transparência nas práticas comerciais e comunicação clara de condições de produtos e serviços, incluindo treinamento de correspondentes bancários no tema e questões relacionadas a satisfação e experiência do cliente com o produto/serviço prestado.
Inovação e tecnologia
O tema aborda a inovação dos processos da Companhia, adoção de novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e transformação digital de processos e produtos.