Indicadores

O Banrisul está presente em cerca de 93% dos municípios. A sua capilaridade é composta por pontos de atendimento localizados tanto em cidades desenvolvidas e de grande potencial econômico, quanto em localidades de difícil acesso, pouco desenvolvidas e essencialmente rurais, permitindo superar 99% de cobertura do PIB do Estado, considerando Agências, Postos de Atendimento, Banripontos (Correspondentes Bancários) e PAEs (Pontos de Atendimento Eletrônico). Essa presença garante que a comunidade gaúcha tenha acesso às facilidades oferecidas pelo Banco no que tange a produtos e serviços financeiros, que garantam o financiamento de atividades pessoais ou empresariais, para o fomento da economia do Estado.

O Banco mantém a constante busca por prospecções nas localidades desassistidas ou menos favorecidas com a oferta de serviços bancários. Na tabela é possível visualizar a presença de pontos de atendimento no Estado.

Impactos econômicos indiretos significativos

Presença no Rio Grande do Sul Quantidade de municípios Cobertura Municípios Cobertura População Cobertura PIB
Agência 347 69,8% 96,5% 96,9%
Posto de Atendimento 81 16,3% 2,1% 1,9%
Subtotal (Agências + Postos de Atendimento) 428 86,1% 98,6% 98,8%
Pontos de Atendimento Eletrônico e Banriponto 6 1,2% 0,1% 0,1%
Ponto de Atendimento Eletrônico 15 3,0% 0,3% 0,2%
Banriponto 12 2,4% 0,3% 0,2%
Subtotal (Pontos de Atendimento Eletrônico e Banriponto) 33 6,6% 0,7% 0,6%
Total 461 92,8% 99,3% 99,3%
Setor Descrição do produto/serviço Finalidade Grupo social alvo Valor monetário  A proporção deste valor no valor total de produtos e serviços
Agronegócio
Banco de Varejo PRONAF Mais Alimentos Financia itens como: adoção de práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais, e exploração extrativista ecologicamente sustentável. Voltada para agricultores familiares enquadrados no PRONAF. 240.410.881,70 Informação não disponível
Banco de Varejo PRONAMP – Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Visa a promoção do desenvolvimento das atividades rurais produtivas dos médios produtores rurais, por meio de crédito para inversões fixas e semifixas em bens e serviços relacionados com a atividade agropecuária. Financia alguns itens como: proteção, correção e recuperação do solo; sistemas de geração de energias renováveis; sistemas orgânicos. Voltada para médios produtores rurais enquadrados no PRONAMP. 103.666.523,40 Informação não disponível
Banco de Varejo Moderagro Visa apoiar os setores da produção, beneficiamento, industrialização, acondicionamento e armazenamento de produtos da apicultura, aquicultura, avicultura, chinchilicultura, cunicultura, floricultura, fruticultura, olivicultura, horticultura, ovinocaprinocultura, ranicultura, sericicultura, suinocultura, pecuária leiteira e de palmáceas, erva-mate, nozes, pesca e cana-de-açúcar para produção de cachaça. Financia alguns itens como: execução de projeto de adequação sanitária e/ou ambiental, relacionado aos objetivos da linha. Voltada para produtores rurais e suas cooperativas de produção, enquadrados na agricultura empresarial. 53.340.988,90 Informação não disponível
Banco de Varejo Inovagro Visa apoiar investimentos necessários à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais (objetivando o aumento da produtividade), à adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade rural e à inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores. Financia alguns itens como: sistemas para geração e distribuição de energia renovável (solar e de biomassa). Voltada para produtores rurais e suas cooperativas de produção enquadrados na agricultura empresarial. 38.914.331,90 Informação não disponível
Banco de Varejo Investimento Agro empresarial Visa financiar as mesmas finalidades atendidas pelos Programas com recursos repassados pelo BNDES é possível citar os seguintes itens voltados à sustentabilidade: regularização ambiental da propriedade rural, florestamento e reflorestamento, aquisição de placas solares. Voltada para produtores rurais, quer sejam pessoa física ou jurídica, enquadrados na agricultura empresarial. 24.970.363,20 Informação não disponível
Banco de Varejo Agroinvest 4.0 - Novas Tecnologias Visa o financiamento de drones, sensores, licenças de software de mapeamento, GPS (Sistema de Posicionamento Global), equipamentos para agricultura de precisão; assim como computadores, equipamentos e licenças de softwares para gestão, monitoramento ou automação da propriedade. Esta linha não é necessariamente voltada ao viés da sustentabilidade ambiental, mas social, por promover a modernização do campo e melhoria na qualidade de vida dos produtores. Voltada para produtores rurais pessoa física, enquadrados em qualquer categoria, com risco até 6. 533.714,10 Informação não disponível
Banco de Varejo Programa ABC Visa promover a redução da emissão dos gases de efeito estufa, reduzir o desmatamento, aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis, adequar as propriedades rurais à legislação ambiental, ampliar a área de florestas cultivadas, estimular a recuperação de áreas degradadas. Voltada para produtores rurais e suas cooperativas de produção enquadrados na agricultura empresarial. 83.719.483,60 Informação não disponível
Banco de Varejo PRONAF Bioeconomia Visa financiar sistemas de exploração extrativistas, de produtos da sociobiodiversidade, energia renovável e sustentabilidade ambiental. Voltada para agricultores familiares enquadrados no PRONAF. 9.526.854,80 Informação não disponível
Banco de Varejo Agroinvest Sustentabilidade Visa o financiamento de placas e sistemas de conversão de energia solar, além de biodigestores. Linha com viés 100% sustentável. Produtores rurais pessoa física, enquadrados em qualquer categoria, com risco até 6. 2.107.762,00 Informação não disponível
Banco de Varejo PRONAF Agroecologia Visa financiar sistemas de base agroecológica ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento. Voltada para agricultores familiares enquadrados no PRONAF. 302.488,80 Informação não disponível
Banco de Varejo Programa Fundo Clima (Agro) Visa financiar a aquisição e a produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuem para a redução de emissão de gases de efeito estufa, especificamente sistemas geradores fotovoltaicos, aerogeradores de até 110kw, motores movidos a biogás, inversores ou conversores de frequência, coletores/ aquecedores solares. Não é uma linha específica do crédito rural, e é operacionalizada pela Unidade de Desenvolvimento, contudo, pode atender produtores rurais e, nesse caso, a operação precisa ser conduzida na Unidade Agro em função de a operação precisar passar pelo Sicor pelo fato do mutuário ser produtor rural. Voltada para produtores rurais, quer sejam pessoa física ou jurídica, inclusive cooperativas agropecuárias com Receita Bruta Operacional (ROB) de até R$ 4,8 milhões. Informação não disponível Informação não disponível
Banco de Varejo PRONAF Mulher Não é uma linha com viés exclusivamente sustentável, mas financia alguns itens como: adoção de práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais e exploração extrativista ecologicamente sustentável. Voltada para mulheres agricultoras familiares enquadradas no PRONAF. Informação não disponível Informação não disponível
Banco de Varejo Custeio PRONAF Linha de custeio para produtos enquadrados no PRONAF, não possui viés 100% sustentável, mas é possível citar os seguintes empreendimentos: financiamentos de custeio realizados em área com plantio direto; empreendimentos inseridos em sistemas de produção de base agroecológica ou em transição para sistemas de base agroecológica; e exploração extrativista ecologicamente sustentável. Voltada para agricultores familiares enquadrados no PRONAF. Informação não disponível Informação não disponível
Banco de Varejo Custeio PRONAMP Linha de custeio para produtos enquadrados no PRONAMP, não possui viés 100% sustentável, mas é possível citar como sendo viés sustentável os financiamentos de custeio realizados em área com plantio direto. Voltada para agricultores familiares enquadrados no PRONAMP. Informação não disponível Informação não disponível
Crédito geral
Banco de Varejo CPB Crédito consciente Linha de crédito voltada à renegociação de dívidas vencidas evitando o  superendividamento do cliente. Voltada para pessoas físicas com endividamento de até 60 dias 126.256.833,50 0
Banco de Varejo CDC Universitário Linha de Crédito para o financiamento dos cursos de graduação. Voltada para pessoas físicas que estejam cursando ensino superior nas universidades parceiras do Banco. 43.050.884,00 0
Banco de Varejo CPB Emergencial Modalidade de crédito oferecida em caráter emergencial para atender exclusivamente pessoas físicas, residentes em municípios, cujas residências foram atingidas por fenômenos da natureza (vendavais, inundações, chuvas etc.), desde que a Defesa Civil tenha decretado situação emergencial. Voltada para pessoas físicas que foram afetadas por calamidade pública. 198.883,20 0
Banco de Varejo CPB Acessibilidade Linha de crédito que visa o financiamento de produtos que atendam às necessidades dos clientes portadores de deficiência. Voltada para pessoas físicas que sejam portadoras de deficiência física. 32.719,70 0
Banco de Varejo CEB Crédito Empresarial Emergencial Modalidade de crédito para capital de giro oferecida em caráter emergencial para atender exclusivamente as pessoas jurídicas instaladas nos municípios atingidos por vendavais, inundações e chuvas de granizo, desde que a Defesa Civil tenha decretado situação de calamidade pública. Voltada para micro e pequenas empresas do RS e SC. 0 0
Banco de Varejo CDC Material de Construção Emergencial (PF) Modalidade de crédito oferecida em caráter emergencial para atender exclusivamente pessoas físicas, residentes nos municípios, cujas residências foram atingidas por vendavais, inundações e chuvas de granizo, desde que a Defesa Civil tenha decretado situação de emergência. Voltada para pessoas físicas que foram afetadas por calamidade pública 0 0
Banco de Varejo CDC Sustentabilidade  Linhas de crédito voltada para o financiamento de equipamentos para captação e geração de energia solar e eólica, disponível desde 2012.  É possível financiar 100% do valor do bem, incluindo mão de obra para instalação. Voltada para pessoas físicas e jurídicas. Aproximadamente 278.800.000 Informação não disponível
Crédito para o desenvolvimento – longo prazo
Banco de Varejo Programa Fundo Clima (Desenvolvimento) Linha de crédito destinada a financiar a aquisição de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuem para redução de emissão de gases de efeito estufa, como painéis solares. Voltada para pessoa física ou jurídica com renda ou faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. 4.240.301,00 Informação não disponível
Banco de Varejo PRONAMPE Linha de crédito concedida no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - PRONAMPE , regulamentada inicialmente pela Lei nº 13.999/2020 e alterada pela Lei nº 14.161/2021, sendo garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO) para o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios destinados a microempreendedores individuais (MEI) e empresas com faturamento bruto igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), considerando o auferido no ano de exercício imediatamente anterior ao da contratação. - 706.510.160,90 Informação não disponível
Banco de Varejo FEB – Financiamento Especial Banrisul Linha de crédito destinada aos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul que estejam habilitados a contratar novos financiamentos de acordo com a legislação que dispõe sobre os limites de endividamento para o Setor Público. São financiáveis nesta linha bens de capital, como: sistema gerador de energia renovável, sistemas de computação/software e hardware, ônibus, caminhões, veículos, máquinas e equipamentos novos, produzidos no país ou já nacionalizados e preferencialmente aqueles constantes no Credenciamento de Fabricantes Informatizado – CFI do BNDES. Despesas com folha de pagamento, despesas com manutenção de imobilizado, material de expediente e consumo, são exemplos de despesas correntes do município que não são financiáveis. Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.  65.626.657,80 Informação não disponível
Banco de Varejo Banrisul FAMPE Mais Linha de crédito destinada ao financiamento de capital de giro para microempreendedor individual (MEI) e micro e pequena empresa que conta com o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) suprindo a necessidade de garantia do Banco, proporcionando mais facilidade no acesso ao crédito pelos empreendedores.
Essa modalidade conta com o Crédito Assistido, disponibilizado em parceria com o Sebrae RS, com conteúdos disponibilizados gratuitamente a todos os clientes e consultorias em temas específicos, disponibilizada também, aos tomadores de crédito de forma gratuita, sendo totalmente custeada pelo Banrisul e Sebrae RS.
Voltada para microempreendedor individual (MEI) e micro e pequena empresa.  14.834.846,60 Informação não disponível
Banco de Varejo Programa Saneamento Para Todos Linha de crédito destinada a promover a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população urbana e rural, por meio de investimentos em saneamento integrados e articulados com outras políticas setoriais, atuando com base em sistemas operados por prestadores públicos ou privados, através de ações e empreendimentos destinados à universalização e à melhoria dos serviços públicos de saneamento básico, conforme atos normativos que regem os programas de aplicação e carteiras administradas do FGTS, na forma regulamentada pelo gestor da aplicação. Os empreendimentos devem adotar soluções técnicas que busquem ganhos de eficiência econômica e soluções de gestão que promovam serviços eficazes e incorporem o controle social e a participação da sociedade. Voltada para municípios do Estado do Rio Grande do Sul. - Informação não disponível
Setor Descrição do produto/serviço Finalidade Grupo social alvo Número de clientes A proporção deste valor no valor total de produtos e serviços (em milhões)
Cartão de crédito
CARTÃO SERVIDOR PÚBLICO Cartão de crédito diferenciado que oferece taxas de juros reduzidas, maior prazo para pagamento e desconto do valor do pagamento mínimo direto na folha de pagamento. Visa proporcionar benefício social ao servidor público viabilizando uma experiência diferenciada com taxas de juros reduzidas, maior prazo para pagamento e desconto em folha de pagamento. Voltada para servidores públicos. 86.189,00 990,2
CARTÃO LIBRE Todos os meses a fatura do cartão de crédito é arredondada para o valor inteiro, imediatamente superior, e os centavos são doados para instituições beneficentes. Visa contribuir para instituições beneficentes através do repasse da doação de valores arrecadados no Programa de Arredondamento de Fatura. Voltada para o Fundo Estadual do Idoso e para o Fundo Estadual da Criança e Adolescente. 226.714,00 846
CARTÃO UNIVERSITÁRIO Emissão de cartão de crédito para o cliente universitário com comprovante de matrícula, sem necessidade de comprovar renda, incentivando a educação financeira. Visa promover a inicialização e educação financeira ao cliente universitário através do uso do cartão de crédito. Voltada para universitários com ou sem renda. 37.524,00 372
CARTÃO CONSIGNADO INSS Cartão de crédito destinado a aposentados e pensionistas, permitindo consignação de 5% do comprometimento mensal da renda, previamente autorizado através de averbação na DATAPREV. Visa proporcionar benefício social aos aposentados e pensionistas, conforme legislação, permitindo consignação de 5% do comprometimento mensal da renda, com taxas de juros diferenciadas. Voltada para aposentados e pensionistas do INSS. 192.109,00 237

Quando se trata das Linhas de Desenvolvimento, não há a utilização do critério de triagem positiva, contudo, considera-se a abordagem que exclui companhias em desconformidade, sejam elas ambientais ou trabalhistas, considerando a legislação aplicável e as exigências dos agentes repassadores (BNDES, FINEP e FGTS). Assim, a conformidade socioambiental legal do tomador é realizada na área técnica competente. Quanto aos critérios socioambientais, o Banrisul adota a prática da não concessão de crédito para empresas que realizam atividades em desconformidade ao órgão ambiental competente, ou seja, empresas que não possuem licença ambiental. Também é considerada uma restrição para o abono de crédito a presença do tomador na relação de empregadores do Ministério da Economia, que submetem seus trabalhadores a formas degradantes de trabalho ou os mantém em condições análogas ao trabalho escravo.

Para mitigar o risco socioambiental durante a vigência da operação, existem cláusulas contratuais de vencimento extraordinário ou antecipado para os casos de descumprimento da legislação, problemas com o licenciamento ambiental, crimes contra o meio ambiente, trabalho análogo ao escravo e ao trabalho infantil. Não existem exclusões ou limitações à cobertura de auditoria relacionada a regiões ou produtos e serviços.

Na área do Agronegócio não há uma política de sustentabilidade específica para as linhas de crédito rural, no entanto, são observadas as obrigações legais e as diretrizes do Manual de Crédito Rural, que trata do compliance socioambiental para conceder o crédito. Os produtos gerenciados observam as políticas de crédito e de sustentabilidade do Banco, além das diretrizes dos agentes repassadores, sempre observando as novidades sustentáveis. Em consonância, há a Política de Responsabilidade (PRSAC), que possui a função de nortear as práticas, os processos e os negócios, em conjunto com a Gestão do Risco Social, Ambiental e Climático.

O Banrisul realiza o gerenciamento contínuo e integrado de capital e dos riscos de crédito, de mercado, de variação das taxas de juros para os instrumentos classificados na carteira bancária – IRRBB, de liquidez, operacional, social, ambiental, climático e demais riscos considerados relevantes. Os Riscos Social, Ambiental e Climático (RSAC) estão entre as diversas modalidades de risco a que a Instituição está exposta, devendo ser gerenciados de forma integrada com os demais riscos corporativos.

A estrutura de gerenciamento de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos prevê a avaliação dos resultados do Teste de Estresse, o acompanhamento dos indicadores de risco definidos na Declaração de Apetite por Riscos (RAS) e a elaboração periódica de relatórios. Em relação ao Teste de Estresse, o Risco Social, Ambiental e Climático está contemplado nos demais riscos corporativos, uma vez que seus impactos são observados, sobretudo, no crédito e nas demandas judiciais cíveis e trabalhistas.

No Banrisul, para atendimento às novas exigências, foram desenvolvidos planos de ação que estão em fase de implementação, os quais irão aprimorar processos de governança, análise, gestão e reporte dos riscos sociais, ambientais e climáticos. Ao se ofertar um novo produto, serviço ou solução é realizada a análise com o intuito de verificar potenciais riscos à saúde pública, ao meio ambiente, de infração de leis e regulamentos de proteção social e ambiental, contribuir ou ser afetado pelas mudanças nos padrões climáticos.

O Conselho de Administração (CA) tem como papel a atuação em nome da Instituição na Declaração de Apetite por Riscos (RAS) com a ajuda do Comitê de Riscos (CR), da Diretoria e do Diretor de Riscos(ou CRO, do inglês Chief Risk Officer). A Política de Divulgação é considerada em relação à apuração do montante RWA (do inglês Risk-Weighted Asset, ou “Ativos Ponderados pelo Risco”) e à adequação do Patrimônio de Referência (PR). Seus principais focos são a revisão e a aprovação em:

  • Políticas, estratégias e limites de gerenciamento de capital;
  • Programa de Testes de Estresse;
  • Políticas para a Gestão de Continuidade de Negócios;
  • Plano de Contingência de Liquidez;
  • ICAAPSIMP e Plano de Capital; e
  • Plano de Contingência de Capital.

O Conselho de Administração (CA) garante a aderência por parte da Instituição às políticas, às estratégias e aos próprios limites, considerando possíveis correções tempestivas das deficiências de estrutura. Ainda, dentre suas funções, possui a capacidade de aprovar alterações significativas nas políticas e nas estratégias, nos sistemas, rotinas e procedimentos, como:

  • Produtos e serviços;
  • Estratégias de proteção e iniciativas de assunção de riscos;
  • Reorganizações societárias significativas; e
  • Alterações nas perspectivas macroeconômicas.

Outra atribuição do Conselho é possuir a capacidade de assegurar a cultura e os recursos adequados e suficientes para o exercício das atividades de forma independente, objetiva e efetiva, baseando-se pelo disposto na legislação vigente. É necessário aprovar a nomeação e a destituição do diretor responsável e da estrutura organizacional para a gestão de capital e de riscos corporativos.

Cabe ao Conselho Fiscal averiguar, por meio de qualquer um dos seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, conforme Regimento Interno do Conselho Fiscal. Alguns riscos são identificados, geridos e monitorados com o enfoque no Risco Operacional que, consequentemente, tem sua conformidade de controle avaliada pela área de Controles e Compliance.

Embora o Banrisul não possua uma política fiscal aprovada em conselhos nem validada por comitês, segue princípios para sempre obter excelência na adoção de boas práticas voltadas a mitigar e reduzir riscos tributários e fiscais, buscando as auditorias internas e externas como parceiros na busca da excelência do gerenciamentos das questões fiscais da Instituição.

Cita-se, de forma mais ampla, como atribuições da Gerência Fiscal e Tributárias, as apurações dos tributos da Instituição e acompanhamento de todos os impactos nas obrigações acessórias relacionadas, prestando suporte aos demais gestores responsáveis pelos fatos geradores de tributos, quer sejam diretos ou como substitutos tributários, de forma a vislumbrar possíveis situações de riscos que devem ser tratadas na origem das informações, além do acompanhamento contínuo da comunicação com os órgãos reguladores e fiscalizadores, para não gerar nenhum ônus, quer seja financeiro ou reputacional.

O Banrisul, no ano de 2021, recolheu e provisionou R$ 1.010,9 milhões em impostos e contribuições próprios. Os tributos retidos e repassados, incidentes diretamente sobre a Intermediação financeira e demais pagamentos, somaram R$ 915,2 milhões no mesmo período.

O Banrisul possui instituída em sua estrutura organizacional a área de Auditoria Interna, subordinada ao Conselho de Administração. O escopo das atividades da Auditoria Interna considera todas as funções do Banrisul e das demais empresas integrantes do conglomerado, observando as diretrizes da Resolução CMN n.º 4.879/2020. Assim, a partir da publicação da Resolução CMN n.º 4.945, de 15 de setembro de 2021, foi incluída previsão de auditoria no planejamento da Auditoria Interna de 2022.

O Banrisul tem como estratégia buscar parcerias para incrementar a contratação de operações de microcrédito. Para o ano de 2022 pretende-se avançar no andamento da parceria com o sindicato dos motociclistas, disponibilizando microcrédito com condições diferenciadas para a aquisição de motocicletas novas, equipamentos de segurança para emprego na atividade de motofrete e o financiamento de bicicletas, contribuindo para que as entregas sejam feitas de forma segura.

Com relação aos empréstimos destinados à promoção de pequenas empresas e do desenvolvimento comunitário em 2021, foram concedidas três operações de crédito, totalizando R$ 13.600,0.

O Banco está exposto a risco de transição, ocasionado por eventos associados ao processo de transformação para uma economia de baixo carbono, ou ainda alterações legais e regulatórias, inovações tecnológicas, alterações na oferta ou na demanda de produtos e serviços, percepção desfavorável dos clientes, do mercado financeiro ou da sociedade em geral relacionada às mudanças climáticas.

Outro risco que pode afetar a Instituição é o risco climático físico, que diz respeito à possibilidade de ocorrência de perdas associadas a intempéries frequentes e severas ou a alterações ambientais de longo prazo. Como exemplo desse tipo de risco, há as condições climáticas extremas, como secas, inundações, tempestades, ciclones, geadas e incêndios florestais; e alterações ambientais permanentes, incluindo aumento do nível do mar, escassez de recursos naturais, desertificação e mudança em padrão pluvial ou de temperatura.

A partir do processo de Gestão Integrada de Riscos, além do monitoramento do ambiente regulatório e da percepção dos clientes, a gestão inclui a consulta de informações em listas públicas e a verificação das atividades, produtos e serviços sujeitos à legislação socioambiental. A partir disso, busca assegurar a regularidade em todos os níveis de atuação da Instituição. Em relação às operações, são identificados Riscos SAC (social, ambiental e climático) inerentes ao setor econômico da atividade, com base no código CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica).

Os custos para gerenciamento dos riscos climáticos não são apurados de forma individualizada, considerados com os recursos alocados na gestão de riscos da Instituição.

Tipo de emissão 2020 Quantidade (em TCO2e)² 2021 Quantidade (em TCO2e)
Total de emissões diretas (Escopo 1) 639,7 958,9
Total de emissões indiretas (Escopo 2) 2.067,6 4.642,3
Total de outras emissões indiretas (Escopo 3) 31,0 5.054,4
Emissões biogênicas de CO2 6,9 871,9
Outro - HCFC 22 (R22) 2.970,7 3.010,0
Total¹ 5.716,0 14.537,5

¹Do ano base de 2020 para o ano de 2021, houve um aumento na emissão relativa ao consumo de energia devido, principalmente, ao aumento do fator de emissão, já que a crise hídrica gera a  necessidade do uso de energias de fontes que contribuem para os Gases de Efeito Estufa. Em 2021, também houve a inserção das empresas do grupo no Inventário de GEE, acarretando um aumento nas emissões por uma questão de aprimoramento na coleta de informações.
²2020 foi o ano em que o Banrisul elaborou o primeiro inventário de GEE, tendo este como base para seus inventários futuros.

Foram considerados para fins de cálculo de escopo 1, 2 e 3 todos os gases (CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs, SF6 e NF3), de acordo com a metodologia adotada pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.

No segundo inventário GEE, elaborado em 2021, foram incluídos os carros alugados no escopo 1, bem como a análise do consumo de energia elétrica de alguns ambientes locados no escopo 2. No escopo 3, em 2020, foi contemplado apenas as viagens aéreas a negócios, e em 2021 foram incluídas as emissões referentes a transporte e distribuição (Upstream), viagens a negócios aéreas e terrestres, além do deslocamento de funcionários (casa-trabalho).

Desde a elaboração do primeiro inventário, em 2020, o Banrisul projetou avanços e melhorias na coleta de dados e em projetos de mitigação de emissões. Para o próximo ciclo, projeta-se iniciar a apuração de emissões na carteira de crédito e em algumas outras categorias de escopo 3, como os resíduos gerados. Além de divulgar oficialmente a meta de redução das emissões até 2030, o Banco planeja aderir a algum framework de gestão das nossas emissões.

Está em andamento o Projeto Energia Renovável com o objetivo de migrar a matriz do Banrisul de consumo de energia para fontes renováveis, com previsão de iniciação em 2022, e, gradativamente, recorrer a uma transição nas agências e prédios administrativos do Banco.

Consumo de energia dentro da organização (GJ)²

  2020 2021 ∆2021/2020¹
Combustíveis não renováveis
Óleo diesel 94,8 270,2 185,1%
Consumo de eletricidade
Eletricidade concessionária 120,6 132,1 9,5%
Consumo total de energia 215,4 402,3 86,8%

¹Houve aumento no consumo de óleo diesel devido a instabilidades no fornecimento de energia da rede de distribuição. Além disso, o processo de coleta apurou dados que não haviam sido contabilizados no ciclo anterior, como o consumo de energia de ambientes locados.

²No Inventário de emissões de GEE foram reportados a mais 20 litros de óleo diesel consumidos e 38,545 kWh de energia elétrica consumida, sendo que os valores apresentados na tabela, para o ano de 2021, foram corrigidos.

Foi utilizado somente a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Fonte dos fatores de conversão usados: Balanço energético nacional 2021 (ano base 2020).
Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-601/topico-596/BEN2021.pdf

Desde 2001, o Banrisul possui o programa Reciclar, cujo objetivo é estimular e promover a coleta e reciclagem de resíduos na Instituição de forma ambientalmente adequada e em consonância com a legislação ambiental vigente.

Os resíduos recicláveis (papéis inservíveis, metais, plásticos, vidros, dentre outros) têm tratamentos diferenciados, conforme sua classificação. O papel e papelão são destinados à reciclagem por meio de parceiros que recebem e dão a destinação a esse tipo de resíduo, tendo sido destinados 206,6 toneladas em 2021.

Os metais são destinados ao parceiro especializado da indústria siderúrgica para posterior reciclagem. Em 2021, foram encaminhados para reciclagem 114,1 toneladas de resíduos de metais. No caso dos cofres inservíveis da Instituição, busca-se a doação para poderem ser reaproveitados ou, quando isso não é possível, destinados à descaracterização, para chegar à reciclagem ou reaproveitamento dos materiais resultantes desse processo. Em 2021, foram encaminhados para o descarte adequado (doação ou reciclagem) 16 unidades de cofres, totalizando 10,4 toneladas destes itens.

No que tange aos resíduos plásticos, o Banrisul está implementando o Projeto Copinho Zero, visando substituir os copos plásticos utilizados pelos colaboradores por canecas e squeezes, que resultará na diminuição significativa da geração deste tipo de resíduo nos ambientes da organização. Estima-se que até o final de 2022 não serão mais utilizados copos descartáveis, acarretando a diminuição da geração de resíduos plásticos.

O Banrisul se preocupa com a destinação dos resíduos de acrílico, encaminhados para um parceiro que os utiliza como matéria-prima e possibilitando sua reinserção na cadeia produtiva. Quanto aos resíduos eletroeletrônicos, é realizada a destinação ambientalmente correta do volume gerado pela rede de agências e unidades através do Programa Sustentare/RS, que, no que lhe concerne, se vale de três trilhas de destinação: doação, recondicionamento e reciclagem. Nesse sentido, somente no ano de 2021 foram encaminhados para o descarte adequado – através desse programa – 93,4 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos.

Buscando promover a reutilização do mobiliário inservível, o Banco destina estes itens, através de doação às instituições com interesse no seu reaproveitamento. Somente em 2021, foram doados 4.999 unidades de móveis para entidades assistenciais como escolas, APAE’s e polícia militar. Por sua vez, os móveis que não puderem ser doados, serão encaminhados para instituições que os desmontam e reaproveitam o material para outras finalidades como, por exemplo, a parceria que o Banrisul tem com a Penitenciária Estadual de Canoas, em que os apenados transformam os móveis em casas para animais e que, em seguida, são instaladas em locais públicos do município.

O Banrisul também realiza o descarte ambientalmente adequado de lâmpadas fluorescentes por meio da destinação destes componentes a uma empresa contratada para esta finalidade. Com relação aos resíduos de tecido e lona, existem parcerias para a destinação adequada por coprocessamento, em que os resíduos serão utilizados como combustível em fornos na indústria cimenteira.

Quanto aos resíduos orgânicos gerados na organização, estes são destinados à coleta pública nas localidades em que agências e unidades estão inseridas. No edifício da sede administrativa há uma empresa contratada para o descarte do resíduo orgânico.

No quesito das aquisições realizadas pela Instituição, o Banrisul adotou no ano de 2021 a inclusão de normas de sustentabilidade na formatação dos critérios de compras e licitações, de forma a utilizá-las como condicionantes para compras mais condizentes com questões sociais, ambientais e climáticas.

Os resíduos gerados pela organização tem a gestão centralizada pelo próprio Banrisul, por meio da Gerência de Sustentabilidade, a qual é responsável por receber, triar e dar o destino ambientalmente correto, contando com parceiros devidamente credenciados para cada classe de resíduo. Todos os resíduos destinados à gestão de resíduos do Banco são mensurados qualitativa e quantitativamente por planilhas de controle para, posteriormente, conforme o tipo do resíduo, serem destinados ao descarte adequado. Dessa forma, o descarte dos resíduos é monitorado através da emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e Certificação de Destinação Final de Resíduos (CDF).

Resíduos gerados por tipo e por destinação (t)
2019 2020 2021 ∆2021/2020
Resíduos não perigosos - Classe II¹
Cofres - Reciclagem e doação 5,8 0,0 10,4 -
Metais (sucatas) - Reciclagem 179,1 45,4 114,1 151,5%
Banners, cartões triturados e acrílico - Reciclagem 0,2 0,0 2,8 -
Papel - Reciclagem 211,22 128,5 206,6 60,8%
Eletroeletrônicos - Reciclagem 50,3 49,7 93,4 87,8%
Coprocessamento 26,6 0,3 1,5 427,6%
Geração total de Resíduos
Total de resíduos não destinados para disposição final 446,6 223,6 427,3 91,1%
Total de resíduos destinados para disposição final 26,6 0,3 1,5 427,6%
Total geral 473,2 223,9 428,8 91,6%
¹Quanto aos resíduos orgânicos gerados na organização, estes são destinados à coleta pública nas localidades onde agências e unidades estão inseridos. No Edifício da sede administrativa existe uma empresa contratada para descarte do resíduo orgânico. Não há mapeamento dda quantidade de resíduos orgânicos gerados.
Resíduos gerados por tipo e por destinação (unidade)
Resíduos perigosos - Classe I
Lâmpadas - Reciclagem 5.713,0 1.652,0 2.060,0 24,7%
Total não destinado para disposição final - Perigosos 5.713,0 1.652,0 2.060,0 24,7%
Resíduos não perigosos - Classe II
Doação mobiliário - Reaproveitamento 5.724,0 2.127,0 4.999,0 135,0%
Total não destinado para disposição final - Não perigosos 5.724,0 2.127,0 4.999,0 135,0%
Geração total de Resíduos
Total de resíduos não destinados para disposição final 11.437,0 3.779,0 7.059,0 86,8%
Total de resíduos destinados para disposição final 0,0 0,0 0,0 -

O Banrisul tem o compromisso de investir na cultura e no desenvolvimento regional, para tanto, procura-se contemplar projetos culturais e esportivos nas mais diversas regiões do estado. Os projetos são avaliados considerando sua relação com o desenvolvimento regional e sua extensão prática nos diversos aspectos sociais. Essas ações impactam a comunidade local através do desenvolvimento da economia, melhorias quanto à acessibilidade e contribui por meio da conservação do patrimônio cultural material e imaterial, além de impulsionar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. No aspecto esportivo e educacional, proporcionam melhores condições de acesso à educação, incentivo aos jovens e crianças ao esporte e contribui para a promoção da cidadania, do desenvolvimento humano e do respeito à igualdade da sociedade gaúcha.

Por meio de patrocínios, o Banrisul procura estar integrado à sociedade fomentando projetos que, preferencialmente, contribuam para a geração de emprego e renda. Tais projetos estão ligados às áreas de cultura, esporte, responsabilidade social, educação e inovação tecnológica, sendo de interesse público suas respectivas realizações, de maneira que os indivíduos e a comunidade sejam positivamente impactados. Em contrapartida, o Banco tem sua marca associada a projetos de cunho social e ambiental, contribuindo para a ampla divulgação entre a população.

Valor econômico direto gerado e distribuído (R$ Milhares)
2019 2020 2021
Valor adicionado a distribuir 4.171.826 100% 3.830.545 100% 3.856.741 100%
Receita líquida 4.171.826 100% 3.830.545 100% 3.856.741 100%
Valor econômico distribuído 3.363.518 80,6% 3.321.033 86,7% 3.290.155 85,3%
Pessoal (remuneração e benefícios) 1.839.392 54,7% 1.992.630 59,2% 1.767.289 52,5%
Impostos, Taxas e Contribuições 872.044 25,9% 989.855 29,4% 1.010.938 30,1%
Remuneração de Capitais de Terceiros 115.451 3,4% 120.382 3,6% 129.709 3,9%
Juros sobre capital próprio e dividendos 536.631 16,0% 218.166 6,5% 382.219 11,4%
Valor econômico retido 808.308 19,4% 509.512 13,3% 566.586 14,7%

Conforme a política de Prevenção à Corrupção do Banrisul, todos os sujeitos a ela são responsáveis por fomentar uma cultura de ética, estabelecendo um ambiente de permanente controle e prevenção a qualquer ato corruptível, tornando possível o monitoramento e identificação, por procedimentos de Due Diligence, das operações de clientes e não clientes, pessoas físicas e jurídicas, ações ou suspeitas de cometimento do crime de corrupção, bem como fazer cumprir os mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva desta política e do Código de Ética e de Conduta do Banrisul.

Complementarmente, no ano de 2021, foi desenvolvido o questionário de avaliação de riscos socioambientais para operações acima de R$ 10 milhões.

O Banco está sujeito tanto a legislações de anticorrupção estrangeiras como à brasileira. Essas legislações requerem adoção de procedimentos de integridade, visando mitigar o risco de que qualquer pessoa, agindo em nome do Banco, possa oferecer vantagem indevida a agente público, visando auferir benefícios de qualquer ordem. As legislações de alcance transnacional, incluindo, mas sem limitação, a U.S. Foreign Corrupt Practices Act de 1977 e o UK Bribery Act de 2000 e a Lei Federal n.º 12.846/13 preveem a adoção de políticas e procedimentos específicos para a prevenção e o combate a atos ilícitos ligados à corrupção de entes da administração pública e de representantes do governo, que tenham como finalidade assegurar qualquer tipo de vantagem, requerendo ao Banco a preservação de seus livros e registros de forma correta, um sistema de controles internos para certificar sua respectiva veracidade e, além disso, a prevenção de atividades ilegais.

A Instituição possui sete diretores, um presidente e nove conselheiros, totalizando 17 membros, sendo que todos foram comunicados com relação às políticas de combate à corrupção. Além disso, 9.002 colaboradores receberam comunicado sobre tais práticas, correspondendo a 100% dos funcionários, sendo que a atualização da política foi  divulgada em Instrução Normativa e disponibilizada em Treinamento EAD.

O Banrisul vem realizando trabalho constante junto à Bem Promotora no que tange ao tema Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLDFT).

A política de Prevenção à Corrupção visa dar visibilidade e registrar os princípios e valores éticos que devem nortear a atuação dos empregados, prestadores de serviços, correspondentes e todos os terceiros que desempenhem alguma atividade em nome ou em interesse do Banrisul. A divulgação ocorre  no Portal da Intranet e no site de Relacionamento com Investidores.

Dois membros de órgãos de governança receberam capacitação em combate à corrupção, ambos de Porto Alegre, atuando em comitês e conduzindo as Unidades de Controles, Compliance e Controladoria Financeira.

Número total de empregados que receberam capacitação em combate à corrupção, discriminados por categoria funcional

Categoria funcional Quantidade
Analista 304
Assessor Consultivo 2
Assessor Jurídico 2
Assistente 8
Auditor 28
Caixa 29
Chefe de auditoria 3
Gerente Neg. Corporativo 1
Gerente adjunto 27
Gerente comercial 2
Gerente de agronegócios 1
Gerente de câmbio 2
Gerente de contas 5
Gerente de mercado 10
Gerente de negócios 27
Gerente equipe cobrança 2
Gerente executivo 36
Gerente geral 18
Gerente relacionamento agronegócio 2
Operador de negócios 33
Plataformista 188
Sem função 69
Superintendente executivo 5
Supervisor 11
Técnico segurança do trabalho 1
Total 816

Número total de empregados que receberam capacitação em combate à corrupção, discriminados por região

Região do RS Quantidade
Agência digital 1
Direção geral - Áreas administrativas 398
Superintendência Centro 32
Superintendência Fronteira 33
Superintendência Leste 61
Superintendência Noroeste 33
Superintendência Serra 64
Superintendência Sul 27
Superintendência Alto Uruguai 43
Sureg Outros Estados 30
Sureg Poa Centro 28
Sureg Porto Alegre 66
Total 816

Não foram identificados, no período em questão, casos de corrupção analisados ou verificados. Além disso, o Banco não possui informações de contratos rescindidos ou não renovados em virtude de envolvimento ou possível envolvimento de correspondente em corrupção. Em 2021, foi registrado apenas um processo relativo à fraude em um contrato por empregada, que segue em tramitação. Portanto, não houve penalização ou rescisão.

Foram identificados no ano de 2021: um ato de infração – de sanção não monetária – e um novo processo judicial em andamento, sem perdas registradas. As informações referentes ao teor dos eventos e valores são consideradas estratégicas para os processos de gestão. Além disso, não houve multas significativas e processos movidos por meio de mecanismos de arbitragem.

A partir de novembro de 2021, 100% das contratações passaram a contar com critérios de sustentabilidade. Para isso considera-se a utilização de folhas com selo FSC (Forest Stewardship Council®), equipamentos com menor impacto na emissão de ozônio e destinação correta dos resíduos de obras. Após a implantação da área de Sustentabilidade, as contratações passaram a ter uma visão direta dos seus respectivos critérios aos quais estão adstritas, sendo que a tendência do percentual de fornecedores que prezam pelos critérios ambientais é crescente através dos trabalhos desenvolvidos pela área.

Número e taxa de novas contratações por faixa etária

Número e taxa de novas contratações por faixa etária
Faixa etária 2019 2020 2021
Abaixo de 30 anos 129 57,3% 0 0,0% 0 0,0%
De 30 a 50 anos 88 39,1% 3 50,0% 9 69,2%
Acima de 50 anos 8 3,6% 3 50,0% 4 30,8%
Total 225 100% 6 100% 13 100%

Número e taxa de novas contratações por gênero

Número e taxa de novas contratações por gênero
Gênero 2019 2020 2021
Mulheres 58 25,8% 2 33,3% 2 15,4%
Homens 167 74,2% 4 66,7% 11 84,6%
Total 225 100% 6 100% 13 100%

Nota: A baixa taxa de contratação em 2019 se deu pela continuidade na convocação dos aprovados no concurso de 2018. Nos anos de 2020 e 2021 ocorreram contratações de assessores, admissão de Diretor e readmissões.
Nota: As taxas de rotatividade por faixa etária, região e gênero foram aproximadamente 0% em 2019, 2020 e 2021.

O sistema de gestão de saúde e de segurança implementado pelo Banco é pautado por um amplo conjunto de ações e de iniciativas que compreendem, principalmente, o Programa de Prevenção aos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Cabe lembrar que com a atualização da NR-01 e da NR-09, bem como com a publicação da Portaria n.° 8.873, a partir de janeiro de 2022 o PPRA será substituído pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O sistema é complementado pela constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e por documentos técnicos específicos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições do Ambiente do Trabalho (LTCAT), conforme prevê a legislação pertinente. No espectro de iniciativas específicas do empregador incluídas dentro dos escopos principais, foi implementado o protocolo de enfrentamento à pandemia da Covid-19, além do Programa de Prevenção e Tratamento de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool e Outras Drogas (PAD), Programa de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Profissionais e Acidentes de Trabalho (PROAT) e o Programa de Atenção e Acompanhamento a Empregados em Situação de Estresse (PASS). Quanto à Ergonomia, os empregados recebem atendimento para avaliação, adequação dos postos de trabalho e orientação individualizada, conforme a demanda.

A execução do PCMOSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) tem por função direcionar as ações de saúde da empresa e assegurar o cumprimento dos exames médicos ocupacionais, contribuindo para a identificação precoce de agravos relacionados ao trabalho e encaminhando para tratamento especializado quando necessário. A qualidade é acompanhada longitudinalmente ao longo do ano através das fichas de saúde geradas, sendo que todos os prontuários são manejados, avaliados e arquivados pela equipe própria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Preferencialmente, para facilitar o acesso do usuário, os exames são realizados in loco na rede de agências, evitando transtornos de deslocamento e, ao mesmo tempo, possibilitando a análise organizacional do ambiente de trabalho pelo profissional contratado. Esse escopo abrange apenas os empregados Banrisul. No que tange aos trabalhadores terceirizados, o serviço é implementado pelo SESMT da contratada.

Para as demandas de saúde não relacionadas ao trabalho, a Instituição oferece, como adesão opcional, o convênio médico de auto-gestão Cabergs a todos os seus empregados próprios. Os serviços conveniados estão capilarizados por diversas regiões dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul ou, ainda, prestados por outras instituições em convênio de reciprocidade. A operadora de saúde incentiva seus usuários a manter as rotinas de saúde preventiva e regular. O empregador concede falta justificada para o horário não trabalhado em função das consultas, mediante apresentação de comprovação conforme política de atestados.

Com relação à pandemia da Covid-19, independentemente da origem da contaminação estar ou não relacionada ao ambiente de trabalho, o Banco dispõe do serviço de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento, o qual está disponível tanto para empregados próprios quanto para trabalhadores terceirizados dos contratos permanentes. O acesso é facilitado com afastamento precoce da atividade laboral e utilização de recursos de tecnologia que permitem consulta médica em tempo real por meios digitais.

A empresa dispõe de programas preventivos voltados à manutenção da saúde geral, incluindo fatores relacionados ou não ao trabalho. Dentre esses programas, existem ações voltadas para todos os empregados, sendo elas as seguintes:

1) Vacinômetro: campanha de incentivo à vacinação da Covid-19 conforme plano nacional de imunização do Governo Federal;

2) Campanha anual de vacinação da gripe: reembolso de vacina tetravalente com cobertura para H1N1 e outras formas de influenza em redes conveniadas;

3) PAD: Programa de Álcool e Drogas, que prevê subsídios de reembolso durante tratamento médico que exijam internação para reabilitação física e psíquica. O custeio ocorre mesmo durante afastamento previdenciário;

4) PASS: programa de suporte emocional às vítimas de assalto durante a atividade laboral, com total reembolso das terapias necessárias, a fim de evitar adoecimento por estresse pós-traumático. O plano prevê adesão durante seis meses, prorrogável por mais seis meses se necessário;

5) PROAT: programa de custeio de todo o tratamento aplicável, sejam consultas, medicações ou tratamentos complementares, para recuperação de acidentes do trabalho e de doenças relacionadas ao exercício profissional.

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: Têm o propósito de desenvolver e preparar colaboradores para a ascensão profissional. Cada programa é formatado de acordo com suas especificidades, dialogando com a valorização profissional e com as estratégias de negócios do Banrisul. Os conhecimentos compartilhados, a teoria aliada à prática, as vivências, os jogos corporativos, as relações interpessoais, a participação dos gestores e a dedicação dos instrutores fazem dos programas experiências singulares na preparação dos profissionais, que passam a assumir funções estratégicas no Banco. No ano de 2021, ainda com formação on-line, foram 150 profissionais formados, sendo realizado duas turmas de Gerente de Negócios, uma turma de Gerente de Agronegócios, uma turma de Gerente de Relacionamento de Agronegócios, uma turma de Gerente de Negócios de Governos, duas turmas de Gerente de Contas, duas turmas de Gerente de Mercado e três turmas de Operador de Negócios. Em 2022, até maio, já foram formados 131 profissionais.

WEBINARS – TÁ NA PAUTA E EDUCAÇÃO CONTINUADA: Visa compartilhar experiências entre os profissionais que já passaram pelos programas de formação, para ampliar as possibilidades de estratégias e resultados do negócio. Em 2021, foram contabilizadas 224 participações em seis webinares, totalizando 1.217 horas de qualificação.

PREVENÇÃO A FRAUDES DOCUMENTAIS BANCÁRIAS: Tem o propósito de atender às exigências do Banco Central (Bacen) e Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (INTI), reduzindo o impacto histórico de prejuízos em instituições financeiras, que de 30% passou a 54%, representando um crescimento de 80%. Em 2021, foram capacitados 136 plataformistas egressos da função de caixa e de 20 jovens participantes do Projeto Pescar no Banrisul, totalizando 156 horas de capacitação.

CURSOS EXTERNOS (CURSOS, PALESTRAS, EVENTOS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS, ETC): A partir da identificação de necessidades de aperfeiçoamento ou de demanda das Unidades e Superintendências Regionais, é disponibilizado  aos empregados do Banrisul a participação em cursos abertos, palestras, seminários, congressos e outras ações que visem a qualificação profissional. Em 2021, foram 1.576 participações em 176 eventos externos, totalizando 41.949 horas de capacitação. Até maio de 2022, foram 1.040 participações em 74 eventos externos, totalizando 4.988 horas de capacitação.

SEMINÁRIOS INTERNOS E WEBINARS – REDE E DG: Atender demandas das Unidades da DG e Rede de Agências quanto à realização de webinars, seminários e workshops com temáticas específicas, buscando transmitir conhecimentos sobre produtos e serviços, estratégias e direcionamento comercial, campanhas comerciais, lançamento de novos produtos/serviços ou atualizações, mudanças na legislação, além de outros temas de relevância e aderentes ao planejamento estratégico. Em 2021, foram 12.457 participações em 92 eventos, totalizando 43.782 horas de capacitação e, até maio de 2022, foram 4.037 participações em 27 eventos, totalizando 4.905 horas de capacitação.

PROGRAMA PRIMEIRA GERÊNCIA: Curso destinado aos profissionais selecionados para ingressar na função de Gerente-Geral ou Gerente Adjunto. Procura desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da nova função, com foco em gestão administrativo-operacional, gestão de pessoas e gestão de negócios, além de propor o desenvolvimento da visão sistêmica e estratégica dos diversos produtos, serviços e processos do Banco. Em 2021, foram 50 participações com 1.200 horas de qualificação.

PROGRAMA MENTORIA (MÓDULO QUE INTEGRA O PROGRAMA PRIMEIRA GERÊNCIA): Voltado a qualificar e instrumentalizar os novos gerentes-gerais e adjuntos nas melhores práticas de gestão. Este programa visa capacitar os mentores, profissionais experientes ou com específica competência para o exercício de mentoria junto aos funcionários em desenvolvimento de carreira ou em ascensão profissional no Banco. Em 2021, foram 50 participações, sendo mentoreados por dois superintendentes, dois gerentes gerais e dois gerentes adjuntos.

LIBRAS: Curso desenvolvido em atenção à Circular do Bacen de n. 3.369 de 19/10/07, a qual “dispõe acerca da comprovação do cumprimento dos requisitos de acessibilidade previstos no Decreto n. 5.296, de 2004 pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil”, bem como atender ao “Termo de Ajuste de Conduta” (TAC), incluindo o Treinamento em Libras. Para atender a essa resolução, desde 29/06/2010, busca-se capacitar, por meio da Universidade Corporativa, dois empregados por agência – na função de caixa e outro atuante na plataforma de serviços. O objetivo do treinamento é proporcionar cursos de capacitação básica e de atualização em Libras a empregados da rede de agência, com foco específico na esfera do atendimento bancário para atendimento de pessoas com deficiência auditiva. A previsão para 2022 é capacitar mais 240 colaboradores. No quadro do Banrisul, há atualmente 1.282 profissionais capacitados em Libras.

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SUPERIOR: Contempla os cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado oferecidos por instituições de ensino superior com autorização de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O Programa visa auxiliar os empregados graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos por meio da concessão de auxílio financeiro voltado a custear as despesas com educação, considerando que a melhor qualificação do empregado resulta em aprimoramento dos processos e estratégias da organização. Em 2021, o valor total de reembolso foi de R$ 1.121.882,65 para 309 participantes, sendo R$ 254.396,42 em 206 cursos de Graduação e R$ 867.486,23 em 103 cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.
Até maio de 2022, o reembolso foi de R$ 168.762,20 para 59 participantes, sendo R$ 58.642,88 em 52 cursos de Graduação e R$ 110.119,32 em sete cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

INCENTIVO AO APRENDIZADO DE IDIOMAS: Contempla os cursos de idiomas oferecidos por instituições de ensino ou professores particulares, por livre escolha do colaborador. No decorrer de 2021, foram reembolsados R$ 99.481,06 para 189 participantes e, até maio de 2022, foram reembolsados R$ 40.641,07 para 68 participantes.

PROGRAMA DE INSTRUTORIA: Pretende capacitar os instrutores internos que atuam no Programa de Formações, elevando a qualidade dos programas de educação corporativa, de modo que ocorra a aquisição de competências e efetiva aplicação do aprendizado. Em 2021, houveram 56 participações no curso Formação de Instrutores, totalizando 4.480 horas de capacitação e também 22 participações no curso de Qualificação de Instrutores on-line, totalizando 220 horas de treinamento.

VALORIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA: Foi identificado a necessidade de aproximar as diferentes áreas de conhecimento e setores do Banco às pesquisas e trabalhos de conclusão dos empregados de forma mais assertiva. Assim, pretende-se estabelecer um canal em que a pesquisa acadêmica possa ser validada, tenha maior aplicabilidade e esteja amparada pelas informações precisas das áreas técnicas, enquanto todo conhecimento, inovação e discussões da academia possam convergir e surtir em melhorias nos processos, produtos e serviços do Banrisul. Outros interessados também poderão realizar a pesquisa acadêmica no Banrisul, desde colaboradores sem o incentivo, estagiários e, até mesmo, pessoas externas à empresa. Em 2021, foram recebidos 211 workflows de pesquisa acadêmica, os quais foram conectados às unidades que indicam os facilitadores conforme o tema do trabalho de conclusão.

MÉTODOS ÁGEIS: Capacitação que visa disseminar cultura e estimular o desenvolvimento dos profissionais das áreas administradas do Banco para um ambiente voltado à inovação e à agilidade. Em 2021, houveram 216 participações com 2.728 horas de qualificação.

EAD Banrisul: A partir da demanda das Unidades, da Rede de Agências e, também, do levantamento de necessidade conforme a estratégia do Banco, são desenvolvidos materiais para e-learning ou são adquiridos cursos para abastecer a plataforma de Educação à Distância.

EAD - Evolução de cursos oferecidos nos últimos anos

EAD - Banrisul
EAD - Evolução de cursos oferecidos nos últimos anos
2020 2021 2022¹
Horas de treinamento em EAD 128.376 303.415 189.405
Número de inscrições 34.367 89.760 64.392
Empregados em 31/12 9.280 9.030 8.840
Média de horas por empregado 13,83 33,60 21,43
Número de turmas ofertadas na plataforma 1.420 1.869 1.082

¹Até maio de 2022

PROGRAMA DE REALOCAÇÃO DOS CAIXAS – HORIZONTES: Seu objetivo é a capacitação e desenvolvimento dos profissionais oriundos da função de “caixa”. O processo de realocação dos empregados que atuam no caixa envolve duas etapas principais e três etapas complementares, conforme as necessidades do Banco. A primeira etapa é a sensibilização (dos caixas e dos gestores), isto é, a possibilidade do preparo à mudança. A segunda etapa é voltada à capacitação básica, instrumentalizando o empregado a atuar na principal demanda das agências: o atendimento ao cliente com foco comercial. Por último, a terceira consiste na especialização dos profissionais para atuação focada em Agro, Recuperação de Crédito, Atendimento Empresarial e outras, conforme a estratégia do Banco. Em 2021, foram realizados webinars de qualificação e indicação de cursos no EAD que poderiam ser realizados conforme o interesse de especialização de cada funcionário e em conjunto com suas respectivas administrações nas agências.  

No ano de 2020 obteve-se 123 participações em um webinar, totalizando 123 horas de qualificação. Já em 2021, houveram 420 participações em sete webinares, totalizando 420 horas de qualificação. 

PROGRAMA DE RESGATE DE PERFORMANCE: Procura auxiliar e alcançar ferramentas aos profissionais que estão com baixo desempenho em um ou vários indicadores, de maneira que se cria um plano de ação em parceria com o colaborador, conforme a sua função, fornecendo o suporte necessário para o desempenho de suas atividades. O programa contemplará cursos EAD, atividades supervisionadas e acompanhamento de mentor. Os participantes são indicados pelo RH – Administração de Pessoas/Acompanhamento, atendendo a política de Avaliação de Desempenho do Sistema Agência, na qual, os empregados não classificados no ranking, deverão passar por um processo de “resgate de desempenho”, sob supervisão da superintendência regional, contemplando algumas das ações listadas. Em 2021, houveram três participações no programa, totalizando 12 horas de capacitação e mentoria.

Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança da organização em cada uma das seguintes categorias de diversidade:

Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança da organização em cada uma das seguintes categorias de diversidade:
I) Gênero
2019 2020 2021
Gênero Total % Total % Total %
Homens   34 85,0% 34 85,0% 36 90,0%
Mulheres   6 15,0% 6 15,0% 4 10,0%
Total 40 100% 40 100% 40 100%

Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança da organização em cada uma das seguintes categorias de diversidade:

Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança da organização em cada uma das seguintes categorias de diversidade:
II) Faixa etária: abaixo de 30 anos, de 30 a 50 anos, acima de 50 anos
2019 2020 2021
Faixa etária Total % Total % Total %
Abaixo de 30 anos 0 0,0% 0 0,0% 0 0,0%
30 a 50 anos 15 37,5% 13 32,5% 11 27,5%
Acima de 50 anos 25 62,5% 27 67,5% 29 72,5%
Total 40 100% 40 100% 40 100%

Percentual de empregados por categoria funcional em cada uma das seguintes categorias de diversidade:

Percentual de empregados por categoria funcional em cada uma das seguintes categorias de diversidade:
I) Gênero
2019 2020 2021
Categoria funcional Gênero Total % Total % Total %
Superintendente Homens 49 72,1% 47 70,2% 45 66,2%
Mulheres 19 27,9% 20 29,8% 23 33,8%
Total 68 100% 67 100% 68 100%
Gerente Homens 1.036 62,0% 980 61,8% 985 61,1%
Mulheres 636 38,0% 607 38,3% 627 38,9%
Total 1.672 100% 1.587 100% 1.612 100%
Analista Homens 917 64,3% 926 62,7% 1.093 61,4%
Mulheres 508 35,6% 550 37,3% 686 38,6%
Total 1.425 100% 1.476 100% 1.779 100%
Assistente Homens 227 49,5% 170 55,9% 94 63,5%
Mulheres 232 50,5% 134 44,1% 54 36,5%
Total 459 100% 304 100% 148 100%
Sem função comissionada Homens 3.108 50,4% 2.760 51,2% 2.503 50,2%
Mulheres 3.056 49,6% 2.628 48,8% 2.486 49,8%
Total 6.164 100% 5.388 100% 4.989 100%
Outros Homens 279 56,4% 246 53,7% 226 55,7%
Mulheres 216 43,6% 212 46,3% 180 44,3%
Total 495 100% 458 100% 406 100%
Total Homens 5.616 54,6% 5.129 55,3% 4.946 54,9%
Mulheres 4.667 45,4% 4.151 44,7% 4.056 45,1%
Total geral 10.283 100% 9.280 100% 9.002 100%

Percentual de empregados por categoria funcional em cada uma das seguintes categorias de diversidade:

Percentual de empregados por categoria funcional em cada uma das seguintes categorias de diversidade:
II) Faixa etária: abaixo de 30 anos, de 30 a 50 anos, acima de 50 anos
2019 2020 2021
Categoria funcional Faixa etária Total % Total % Total %
Superintendente Abaixo de 30 anos - 0,0% - 0,0% - 0,0%
30 a 50 anos 26 38,2% 25 37,3% 22 32,4%
Acima de 50 anos 42 61,8% 42 62,7% 46 67,6%
Total 68 100% 67 100% 68 100%
Gerente Abaixo de 30 anos 48 2,9% 31 2,0% 25 1,6%
30 a 50 anos 1.050 62,8% 1.082 68,2% 1.112 69,0%
Acima de 50 anos 574 34,3% 474 29,9% 475 29,5%
Total 1.672 100% 1.587 100% 1.612 100%
Analista Abaixo de 30 anos 16 1,1% 30 2,0% 36 2,0%
30 a 50 anos 858 60,2% 911 61,7% 1.161 65,3%
Acima de 50 anos 551 38,7% 535 36,2% 582 32,7%
Total 1.425 100% 1.476 100% 1.779 100%
Assistente Abaixo de 30 anos 33 7,2% 22 7,2% 3 2,0%
30 a 50 anos 340 74,1% 212 69,7% 102 68,9%
Acima de 50 anos 86 18,7% 70 23,0% 43 29,1%
Total 459 100% 304 100% 148 100%
Analista Abaixo de 30 anos 594 9,6% 393 7,3% 211 4,2%
30 a 50 anos 3.779 61,3% 3.659 67,9% 3.416 68,5%
Acima de 50 anos 1.791 29,1% 1.336 24,8% 1.362 27,3%
Total 6.164 100% 5.388 100% 4.989 100%
Sem função comissionada Abaixo de 30 anos 17 3,4% 8 1,7% 2 0,5%
30 a 50 anos 265 53,5% 274 59,8% 232 57,1%
Acima de 50 anos 213 43,0% 176 38,4% 172 42,4%
Total 495 100% 458 100% 406 100%
Outros Abaixo de 30 anos 17 3,4% 8 1,7% 2 0,5%
30 a 50 anos 265 53,5% 274 59,8% 232 57,1%
Acima de 50 anos 213 43,0% 176 38,4% 172 42,4%
Total 495 100% 458 100% 406 100%
Total Abaixo de 30 anos 708 6,9% 484 5,2% 277 3,1%
30 a 50 anos 6.318 61,4% 6.163 66,4% 6.045 67,2%
Acima de 50 anos 3.257 31,7% 2.633 28,4% 2.680 29,8%
Total geral 10.283 100% 9.280 100% 9.002 100%

Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens

Proporção - homens/mulheres¹ 2019 2020 2021
SUPERINTENDENTE 1 1 1
GERENTE 1 1 1
ANALISTA 1 1 1
ASSISTENTE 1 1 1
CARGOS DE ACESSO 1 1 1
OUTROS 1 1 1

¹O Banco não faz diferenciação em relação a salário entre gêneros, especialmente por tratar-se de concurso público.

No ano de 2021 não foram identificados processos administrativos com origem em discriminação, por qualquer motivo que for, seja raça, cor, gênero, religião, ou outro.

100% das contratações do Banrisul e suas coligadas possuem cláusulas específicas de atendimento a questões trabalhistas e sociais, haja vista legislação específica para tal.

As demandas recepcionadas por meio dos canais específicos são classificas de acordo com o tema, item e causa raiz. Para o assunto demandado no presente formulário há o item “sigilo bancário”, que pertence ao tema “outros temas”, existente há mais tempo, e a causa raiz “LGPD” (Lei Geral de Proteção de Dados), criada no ano de 2022. No ano de 2021, foram registradas três demandas de clientes  classificadas no item “sigilo bancário”, incluindo órgãos externos. No entanto, todas foram classificadas como improcedentes, ou seja, não foi comprovada a alegação de violação de dados em nenhuma demanda. Em complemento, não foi recebida demanda proveniente de agência reguladora, apenas de entidade reguladora (Bacen). No entanto, nenhuma demanda recebida através deste canal no ano de 2021 foi relativa ao tema de violação da privacidade do cliente. Ademais, não foram identificados vazamentos, furtos ou perda de dados de clientes.

Não foram localizadas violações de dados no período abrangido pelo relatório.

No ano de 2021, foram identificados 50 ações judiciais de sanções não monetárias, com procedência relativa a aspectos sociais, tal como disposto na Resolução CMN nº4.557/17, alterada pela Resolução CMN nº 4.993/21. Estes eventos são identificados na Base de Perdas Operacionais de Instituição.

Não houve multas significativas e processos movidos por meio de mecanismos de arbitragem.

A análise de risco de crédito no Banrisul é efetuada por meio de modelos estatísticos para a pessoa física (PF) e para o segmento massificado da pessoa jurídica (PJ). As PJs do segmento massificado compreendem as empresas com faturamento médio mensal de até R$ 1 milhão, que não pertencem a grupos econômicos e/ou segmentos de exceção.  

O segmento de exceção é identificado a partir do CNAE principal da empresa, nesse grupo constam empresas que possuem fluxos de caixa atípicos com períodos de sazonalidade, bem como aqueles que não são target do mercado de interesse do Banrisul. Nos segmentos de baixo interesse comercial, o Banco elencou aqueles de elevado risco ambiental e social.

Ainda passam por análise individualizada as pessoas jurídicas que não são objeto da análise massificada, em que se observam aspectos quantitativos e qualitativos. Na análise qualitativa, além dos aspectos de governança e gestão, de avaliação essencial para o risco de crédito, observam-se questões ambientais e sociais relacionadas a empresa e sua cadeia produtiva. Essas análises são executadas por analistas de riscos, os quais estão dispostos em grupos especializados por setor de atuação das empresas, que interagem entre si, conhecendo de forma profunda as empresas, seu papel e impacto na economia local – situação que oportuniza a melhor identificação de possíveis fatores de risco e de comportamentos atípicos por alguma empresa. Ainda, para as empresas de grande porte, realiza-se avaliação de risco na qual há pontos específicos qualitativos para abordagem dos aspectos ESG, que geram uma classificação que observa esses aspectos sem se limitar a eles.

As análises de risco massificadas são realizadas a partir das informações registradas em nossos sistemas de cadastro, faturamento e registro de ocorrências (BLT). No sistema BLT tem-se ocorrências internas e externas recebidas de birôs de crédito e outros órgãos oficiais, registrando ocorrências gerenciais e restritivas que podem indicar o agravamento de risco sob a ótica ESG, dentre elas está a ocorrência de trabalho escravo e os danos ambientais, ambas consideradas um impedimento para a concessão de crédito. Já nas análises individualizadas, além destes mesmos controles, utiliza-se também dados das demonstrações contábeis, notas explicativas e demais informações disponibilizadas pelos clientes, além da necessidade de preenchimento de check-list específico para conhecer o cliente, ajudando os analistas a captar as informações qualitativas que serão usadas no seu parecer, incluindo a análise de risco e limite de exposição.

A análise de risco para formação de limite de exposição possui caráter generalista, ou seja, aborda as informações e considerações mais relevantes para o risco de crédito sem ainda considerar as características específicas do crédito que será contratado. Nesse contexto, informações e análises adicionais podem ser demandadas na análise e deferimento das operações, observando os aspectos ESG com especial relevância, principalmente, para linhas de investimento, agronegócio e empreendimentos imobiliários.

Dada a relevância das exposições de crédito, todas as operações em que seja conhecida a destinação dos recursos ou créditos direcionados acima de R$ 10 milhões, estão sujeitas à aplicação do questionário (Formulário Normatizado Modelo 1.31000.01), não impedindo sua aplicação em demais operações ou valores inferiores ao estabelecido.

O cálculo da provisão para créditos duvidosos (PCLD) é efetuado mensalmente para todos os contratos ativos com base no cálculo de rating. Atualmente no cálculo de classificação de rating das operações de crédito do Banrisul um dos fatores que pode agravar essa classificação é o cliente não possuir um limite de exposição de crédito aprovado. Para alguns setores de atuação essa análise individualizada para definição de limite de exposição é vedada, por exemplo, setores/CNAE de exploração de jogos de azar e apostas, diversos cultivos agrícolas (como fumo e cana-de-açúcar).

Além disso, o processo de análise de indeferimentos aos limites de exposição pode ocorrer em decorrência de insuficiência de licenças ambientais, dívidas com a união, sendo uma das consequências a possibilidade de agravamento da classificação de rating, especialmente para clientes que já apresentam exposição junto ao Banco.

Ainda, independentemente de limite de exposição vigente e porte da empresa ou pessoa física, no cálculo mensal da PCLD, são verificadas ocorrências que podem agravar tempestivamente o risco do cliente, como a inclusão na lista de Trabalho Escravo, Restrições Judiciais, apontamentos de auditoria interna por fraudes, fraudes junto ao Bacen e Irregularidade CVM.

A abordagem dos aspectos ESG é efetuada de forma qualitativa pelos analistas de risco de crédito e está alinhada com o Manual Institucional/política de Responsabilidade Socioambiental Banrisul.

Considerando que as análises individualizadas utilizam-se de informações relevantes da agenda ESG, mas sem se limitar a elas, as experiências coletadas ao longo dessas análises, aliadas com o acompanhamento constante das tendências, constituem, atualmente, o modo como a Instituição identifica as oportunidades de melhorias em nossos processos.

No acompanhamento da carteira de crédito, o Banrisul visualizou a alocação do crédito conforme o setor de atuação, bem como as maiores exposições individuais e de grupos econômicos. Essas visões são compartilhadas com diversas unidades do Banrisul, contribuindo para ações tempestivas que podem implicar em ajustes nos limites de exposição automatizados – ação efetuada com maior recorrência durante o período pandêmico, nas análises individualizadas dos limites de exposição (LR), em ajustes de parâmetros do cálculo da PCLD ou no agravamento da classificação de risco da empresa – via análise de forma individualizada (monitoramento). 

No contexto geográfico, os modelos estatísticos utilizados na concessão do crédito possuem variável que sinaliza as principais regiões do Estado em que a informação é capturada por meio da agência de relacionamento do cliente, que, alinhada com as informações de CNAE (PJ) ou CBO (PF), agregam e complementam essa avaliação setorial e geográfica.

Além dos modelos estatísticos utilizados para avaliação de risco de crédito, que visam mitigar o risco de inadimplência e dar suporte ao processo de concessão de crédito, efetua-se controle das exposições do cliente para evitar o superendividamento, que com base na classificação de risco, porte e perfil do cliente, busca-se delinear níveis saudáveis de comprometimento, tais como:

  • Para pessoa física: são delineados os Limites Globais (LGs) que balizam o nível de comprometimento mensal de renda do cliente;
  • Para as pessoas jurídicas do segmento massificado: tem-se o comprometimento mensal de curto prazo (C), Limite de Crédito (LC) e os Limites de Produtos (LP – 6 agrupamento de produtos conforme características homogêneas) – avaliando a exposição total do cliente, inclusive no Sistema Financeiro Nacional;
  • Para as pessoas jurídicas que possuem análise individualizada: a definição de Limite de Risco (LR) segregado entre operações com garantia fidejussória e com garantia real.

Ainda, no atendimento dos clientes pessoas físicas, utilizam-se modelos estatísticos para classificação dos níveis de vulnerabilidade. A avaliação da vulnerabilidade busca mitigar os riscos relacionados a compreensão (ou falta de compreensão) do cliente no que tange a produtos e serviços, bem como ao risco do superendividamento. Para qualificar o atendimento de clientes com maior risco decorrente de suas vulnerabilidades ou classificados com alto nível de vulnerabilidade, têm suas operações de crédito analisadas exclusivamente em alçada de comitê superior.

Em relação aos clientes que de forma circunstancial se encontram em condição de vulnerabilidade financeira, o Banco dispõe de condições e linhas de crédito específicas para readequação dos fluxos financeiros, visando preservar os interesses do Banrisul – tanto em receber os créditos concedidos quanto em satisfazer o interesse do cliente – de reorganizar seus fluxos e readequar suas responsabilidades junto ao Banco.

Além desses pontos com enfoque no cliente, as áreas de negócios disponibilizam produtos com direcionamento à sustentabilidade. Também existe política específica que estabelece critérios de aceitação de garantias, que estão alinhados às melhores práticas de mercado.

Número total e percentual do total de pontos de acesso disponíveis em áreas de baixa densidade populacional ou economicamente desfavorecidas por região e por tipo de acesso

Pontos de acesso em áreas com baixa densidade populacional ou economicamente desfavorecidas, discriminados por tipo

Abaixo Taxa de Urbanização Quantidade
Quantidade Municípios 404
Com Atendimento 368
Cobertura 91,09%
Quantidade Pontos 941

Para identificar a presença do Banrisul em pontos de acesso em áreas com baixa densidade populacional ou economicamente desfavorecidas, foi utilizado o critério da taxa de urbanização, abrangendo apenas o Rio Grande do Sul. O referencial médio de 85,1% foi o parâmetro médio, estabelecendo 404 localidades com indicador inferior. Deste total, o equivalente a 91% (368) apresentam algum tipo de atendimento do Banco. A quantidade de pontos nesses municípios é de 941, somando agência, postos, Ponto de Atendimento Eletrônico e Banripontos.

Iniciativas para melhorar o acesso dos serviços financeiros para pessoas desfavorecidas

O grupo alvo desfavorecido O grau em que é aplicado em toda a Instituição¹ Progresso feito em relação à iniciativa²
PCD Processo de mapeamento e ajustes de melhoria para obtenção ou renovação de pareceres técnicos, declarando a correta aplicação das normas pertinentes à Acessibilidade Arquitetônica das edificações, no caso Agências Banrisul, principalmente em observância à NBR 9050/2000. Processo iniciado no final de 2021.
Pessoas com Deficiência Visual Desenvolvimento de melhoria nos sistemas de comunicação por voz em todos os caixas eletrônicos de autoatendimento do Banrisul mais recentemente adquiridos, observando-se a NBR 15250/2005. Foi iniciado em 2019, atualmente está em fase de homologação.
Pessoas com Deficiência Visual A partir de 2018, foram aplicados recursos de audiodescrição nos principais sites pertencentes ao Grupo Banrisul para permitir a acessibilidade em observância à Lei Brasileira de Inclusão, SARB 01 - W3C Acessibility. Já consta a descrição de imagens em caráter obrigatório nos processos de postagem das fotos nos sites da Corretora de Valores, Consórcio Banrisul, BAGERGS, Novo seja Vero, Banricard e Site Promocional. Está em processo de implantação no portal Banrisul.
PCDs  Desde 2014 o Banco dá continuidade na Instalação do Birô Acessível, que é um mobiliário adaptado/rebaixado para atendimento prioritário/preferencial em todas as Agências do Banrisul, principalmente de pessoas usuárias de cadeira de rodas ou pessoas com nanismo. Observância ao Decreto Lei 5296/2004. O monitoramento, realizado em 2021, conformidade com a normativa.
Pessoas com deficiência auditiva Desde 2008, o Banrisul capacita empregados para garantir conhecimento em Libras para prestação de atendimento a clientes surdos e ensurdecidos nas suas Agências. A iniciativa atende normativas vigentes. Em 2021, o Banco contabilizou 1.296 empregados capacitados, buscando o objetivo de ao menos dois empregados com conhecimento em Libras para cada uma de suas Agências.
Pessoas com deficiência Visual O Banrisul, a partir de 2018, passou a disponibilizar o Kit Cartão de Débito e Crédito a todos os seus clientes com deficiência visual. Esse kit, além do cartão tradicional em plástico, traz informações em Sistema Braile e em caracteres ampliados. Todo cliente com deficiência visual devidamente cadastrado no BAL já recebe o cartão com as acessibilidades táteis ou visualmente ampliadas. Mais de 2.000 cartões de débitos já foram emitidos de uma base de cerca de 1500 clientes.
PCDs Em 2014, foi lançado o curso EAD Acessibilidade com a finalidade de conhecer o grupo de PCDs e informar os empregados acerca das melhores práticas de atendimento e recursos que possam ser oferecidos às pessoas/clientes com deficiência ou que tenham mobilidade reduzida no Banrisul, objetivando garantir a inclusão desse público no universo bancário. O curso busca observar normativas acerca do Atendimento Prioritário. Aproximadamente 30% dos empregados ativos já haviam realizado o curso em 2021.
Pessoas com deficiência visual O aplicativo Banrisul Digital vem observando todas as regras e protocolos de desenvolvimento para garantir a acessibilidade ao público de pessoas com deficiência visual, observando a SARB 01 e melhores práticas verificadas no mercado. O Aplicativo Banrisul Digital vem sendo desenvolvido para que todos os serviços implantados, ou que venham a ser implantados, assegurem 100% da acessibilidade, tanto no IOS quanto nos sistemas Android.