O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos responsável pela administração do maior sistema de dados ambientais autorrelatados do mundo. O reporte do CDP, realizado através de um questionário único, aborda os temas mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas, biodiversidade e plásticos.
A organização tem como objetivo conscientizar o mercado financeiro acerca dos riscos e oportunidades relativos aos temas. Além disso, auxilia investidores a avaliar de forma mais eficaz os impactos das mudanças climáticas sobre as carteiras, incentivando melhores práticas.
A classificação atribuída às empresas ajuda a avaliar o desempenho e o comprometimento em relação aos temas tratados, indicando o nível de maturidade da instituição.
A: Liderança: demonstra que a organização é referência nas práticas ambientais, com estratégias bem definidas, metas ambiciosas e ações concretas.
B: Gestão: ações são tomadas para enfrentar problemas ambientais, minimizar riscos e aproveitar oportunidades.
C: Consciência: existe um entendimento do significado dos problemas ambientais. A organização reconhece os impactos e começa a tomar algumas medidas.
D: Transparência: são fornecidos dados para o reporte, mas ainda não há ações significativas.
A participação do Banrisul no CDP teve início no ciclo de 2021, com informações relativas ao ano de 2020.
Evolução do reporte
Ciclo 2021 – Nota C
Ciclo 2022 – Nota C
Ciclo 2023 – Nota B
Ciclo 2024 – Nota C